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Estudantes Warao Coromoto exploram Memorial dos Povos Indígenas durante celebração do Dia dos Povos Originários

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Durante esta semana, em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, que será celebrado nesta sexta-feira (19), alunos da comunidade indígena Warao Coromoto, atendidos na rede pública de ensino do Distrito Federal, embarcaram em uma experiência enriquecedora para aprofundar seus conhecimentos sobre a história e cultura dos povos originários do Brasil. Na última terça-feira (16), estudantes das Escolas Classe (EC) Morro da Cruz, em São Sebastião, e EC Café sem Troco, no Paranoá, foram conduzidos a uma visita pedagógica ao Memorial dos Povos Indígenas.

Para Vera Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), além de fomentar a inclusão, essa visita proporciona uma valiosa troca de conhecimentos entre os alunos e os integra à cultura e saberes indígenas. “Estamos aqui para proporcionar a essas crianças e jovens uma experiência imersiva na cultura e história”, explica.

Durante a visita, os alunos foram apresentados a diversas peças, esculturas e fotografias do museu. Ao término do passeio, tiveram a oportunidade de brincar com petecas, um brinquedo típico indígena. Para Josesu, um estudante Warao de 13 anos, a experiência foi extremamente divertida. “O que mais me encantou foram as fotos das outras tribos na parede”, compartilha.

Os alunos da comunidade Warao Coromoto, refugiados da Venezuela com idades entre 4 e 17 anos, começaram a chegar a Brasília em 2019. Acompanhados por professores, educadores sociais e diretores das duas escolas, essas crianças e jovens participaram entusiasticamente da visita. “Esta experiência foi crucial para reafirmar nossa identidade cultural e manter viva nossa história”, ressalta Reimer, educador social voluntário e representante da comunidade.

Além disso, como parte das iniciativas educacionais deste mês, a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) lançou o Caderno Pedagógico Abril Indígena. Este caderno, distribuído para todas as unidades escolares, mapeia os alunos indígenas matriculados na rede pública de ensino do DF, visando fortalecer seus direitos e valorizar a história e cultura dos povos originários do Brasil. Além disso, ele oferece sugestões de materiais pedagógicos, como livros, filmes, documentários, músicas e podcasts, para promover uma escola mais inclusiva e plural.

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