Novembro Azul é um mês de conscientização que lembra aos homens a importância de cuidar da saúde e deixar o preconceito de lado, especialmente em relação ao exame de toque retal. Infelizmente, muitos ainda evitam esse exame por conta de tabus e desinformação, porém ele é uma das ferramentas mais eficazes de detectar o câncer de próstata precocemente.
O exame de toque retal possibilita detectar alterações na próstata sugestivas de câncer, muito antes de ocorrer alterações do PSA (exame de sangue). A combinação do exame de PSA com o toque retal é essencial para uma avaliação mais completa, aumentando em até 90% as chances de um diagnóstico precoce.
O exame de toque retal é um procedimento muito simples e rápido. O urologista insere o dedo indicador no canal anal do paciente e toca a próstata, que está localizada logo à frente do reto. O exame dura apenas alguns minutos e, geralmente, causa apenas um leve desconforto. A sensação é minimizada pelo uso de gel lubrificante, que facilita o deslizamento e torna o procedimento mais confortável para o paciente.
A prevenção é um ato de autocuidado, e deixar o preconceito de lado é um passo essencial para proteger a própria saúde. Em apenas alguns minutos, o exame de toque pode fazer uma grande diferença no diagnóstico precoce e na qualidade de vida do homem.
Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352
- Urologista em Goiânia;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.