O Governo de Goiás e a Secretaria da Saúde (SES) celebram a marca de mil transplantes de órgãos no estado, realizados no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 940 transplantes de rim, 56 de fígado, 3 de medula óssea e 1 de pâncreas. “Estamos conscientizando a população sobre a importância da doação de órgãos”, declarou o governador Ronaldo Caiado.
Antônio Batista de Freitas, de 59 anos, foi o milésimo paciente, recebendo um rim em 29 de junho, após seis meses na fila de espera. “Achei que fosse um trote quando recebi a ligação. Estou muito feliz e otimista”, afirmou Antônio.
A cirurgia ocorreu na Central de Transplantes do HGG, que foi reformada e modernizada em 2022 com um investimento de R$ 2,8 milhões. A nova instalação possui 644m² e 32 leitos, proporcionando maior conforto e segurança. O serviço foi iniciado em 2017.
Sérgio Vencio, secretário-adjunto da SES, destacou a excelência do HGG. “É gratificante ver a evolução deste hospital”, comentou.
Marcelo Rabahi, do Idtech, reafirmou o compromisso com a qualidade no atendimento. “Nosso objetivo é oferecer atendimento humanizado e promover qualidade de vida”, concluiu.
No Brasil, a doação de órgãos exige autorização familiar, sendo crucial informar os parentes sobre a intenção de ser doador. As doações são gerenciadas por uma lista única, monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).