Biópsia da próstata – quando fazer?
A biópsia da próstata é um exame fundamental para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata. Ela é indicada quando há alterações nos exames preliminares, como o PSA (antígeno prostático específico) elevado ou quando o toque retal identifica anormalidades sugestivas da doença, como a presença de nódulos (caroços) ou áreas de endurecimento.
A biópsia em si é feita com o auxílio de um ultrassom transretal, que orienta a coleta de pequenas amostras de tecido prostático. Essas amostras são enviadas para análise laboratorial, onde é verificada a presença de células malignas. Embora simples, esse exame é fundamental no processo de diagnóstico do câncer de próstata. Então, a biópsia é recomendada quando:
- Os níveis de PSA estão elevados;
- É possível perceber alterações no exame de toque.
Vale ressaltar, ainda, que o acompanhamento regular com um urologista é indispensável para determinar a necessidade desse exame e garantir um tratamento adequado, se necessário.
Nossa clínica conta com uma equipe especializada, pronta para avaliar cada caso individualmente e orientar sobre o momento certo de realizar a biópsia.
Agende sua consulta e tire suas dúvidas!
Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352
- Urologista em Goiânia;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.