DestaqueGoiâniaGoiásNotíciasSaúde

Por que algumas pessoas nunca se sentem boas o bastante? Entenda o que pode existir por trás disso

Tem gente que conquista objetivos importantes, recebe elogios, cresce profissionalmente, constrói relacionamentos e, ainda assim, continua carregando uma sensação difícil de explicar:

“Nunca parece suficiente.”

Por fora, a vida segue funcionando.

Mas por dentro existe uma cobrança constante.

A sensação de precisar fazer mais.
Entregar mais.
Provar mais.

E, muitas vezes, a pessoa nem percebe que está vivendo assim.

Segundo Dr. Danilo de Melo, psiquiatra em Goiânia, a baixa autoestima nem sempre aparece de forma evidente. Em muitos casos, ela se manifesta em comportamentos que acabam sendo vistos como características normais da personalidade.

A pessoa passa a acreditar que apenas é muito exigente consigo mesma.

Ou muito perfeccionista.

Ou muito responsável.

Mas existe uma pergunta importante:

De onde surgiu essa necessidade de provar valor o tempo todo?

Em muitos casos, essa construção começa cedo.

Nas comparações frequentes.
Nas críticas repetidas.
Na necessidade de atender expectativas.
Na ausência de reconhecimento emocional.

Sem perceber, a pessoa aprende algo silencioso:

Que precisa fazer muito para merecer amor, aprovação ou pertencimento.

Com o tempo isso deixa marcas.

Na vida adulta, pode aparecer em sinais como:

• dificuldade de reconhecer as próprias conquistas
• medo exagerado de errar
• necessidade constante de aprovação
• comparação excessiva
• autocrítica intensa
• sensação de insuficiência mesmo diante de resultados positivos

O problema é que viver assim se torna cansativo.

Porque a linha de chegada nunca chega.

Sempre existe algo faltando.

Sempre existe a sensação de precisar alcançar mais para finalmente sentir paz.

Segundo Dr. Danilo de Melo, psiquiatra em Goiânia, autoestima não é excesso de confiança. É a capacidade de reconhecer valor em si mesmo sem precisar viver em uma luta permanente por validação.

E talvez a pergunta mais importante não seja:

“O que está faltando em você?”

Talvez seja:

“O que aconteceu para você começar a acreditar que precisava provar tanto?”

Porque muitas vezes a resposta não está no presente.

Ela está na história que foi construída ao longo da vida.

Dr. Danilo de Melo – Psiquiatra em Goiânia

Acesse o site: drdanilodemelo.com.br

Dr. Danilo de Melo Psiquiatra em Goiânia

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Atendimento: DUETRATTO - MENTE l CORPO & BEM-ESTAR - Rua 123, R. 123 A, número 215 - lt 23, qd F-44 - St. Sul, Goiânia - GO. WhastApp: (62) 99940-3938.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo