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Painel Informativo: Consulte em Tempo Real as Filas de Atendimento nas UPAs do Distrito Federal

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Os residentes do Distrito Federal que necessitam de assistência médica em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) agora têm a comodidade de verificar o tempo de espera em cada unidade antes mesmo de sair de casa. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que fornece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nessas instituições. Essa inovação, denominada Painel Fila nas UPAs, já está disponível e promete simplificar a vida dos cidadãos em busca de assistência médica.

Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, o painel exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, o número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas e a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme a classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação. Também são exibidos os pacientes aguardando a abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera.

Juracy Cavalcante Lacerda Jr., diretor-presidente do IgesDF, destaca que “esse painel representa um avanço na inovação tecnológica e na transparência”. Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes podem optar por uma unidade com menor tempo de espera e, enquanto aguardam a consulta, saber exatamente quantas pessoas estão na sua frente.

Além disso, o novo sistema permitirá a emissão de relatórios em tempo real sobre o número de atendimentos de cada UPA, o tempo de espera e o perfil epidemiológico. “Dessa forma, conseguiremos mapear dados importantes para ações estratégicas de melhoria do serviço”, explica Juracy. A implementação desses painéis está alinhada à governança clínica, um modelo que visa melhorias de processos e estratégias na identificação, análise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente.

Os painéis são constantemente atualizados em tempo real, permitindo uma visão abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades. Isso possibilita tomar medidas proativas para evitar congestionamentos e garantir um atendimento ágil e de qualidade para todos os pacientes, conforme explica Deilton Silva, superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde.

Existe uma central de comando onde são monitoradas todas as unidades de pronto atendimento, para que possíveis superlotações possam ser verificadas, permitindo até mesmo a realocação de recursos para mitigar a sobrecarga. O Painel Fila das UPAs já está disponível para toda a população em todas as unidades de pronto atendimento ou pelo site do IgesDF.

Com essa iniciativa, espera-se não apenas uma melhoria na experiência dos pacientes, mas também uma otimização dos recursos e uma redução na sobrecarga das UPAs. “Essa ferramenta irá garantir um atendimento mais ágil e eficaz, além de contribuir para a garantia da saúde e o bem-estar da população”, conclui Deilton Silva. O painel é apenas um dos vários de BI (Business Intelligence) que estão sendo desenvolvidos pela superintendência de tecnologia da informação e conectividade em saúde do Instituto. Além desse, foram criados painéis voltados para o monitoramento da dengue e o perfil epidemiológico, com o objetivo de acompanhar e analisar indicadores. Ambos também estão disponíveis no site do IgesDF.

Reconhecimento

O Painel Fila nas UPAs do IgesDF estará concorrendo ao prêmio Case de Sucesso durante o evento CIO Brasil GOV 2024, que acontecerá em Florianópolis (Santa Catarina), entre os dias 22 e 26 de maio. O evento tem como foco o relacionamento entre gestores de tecnologia da informação (TI) de empresas públicas, visando impulsionar a atualização profissional e ampliar a rede de contatos dos executivos. Neste ano, a edição reunirá os principais profissionais do setor para debater o tema “Além do limite do compreensível”.

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